O principal objetivo deste blog é oferecer dicas, notícias e informações sobre temas relacionados a sua saúde e bem-estar.

O que são 2000 calorias?



200 calorias em apenas 41 gramas do salgadinho Doritos - disponível em embalagens de 55, 110 e 200 gramas
Se você está de dieta e fica vendo o valor calórico de absolutamente todos os alimentos do planeta, com certeza você conhece a tabelinha nutricional que acompanha os produtos. Já reparou que, em todos eles, você pode ver um asterisco no final da tabela escrito baseado em uma dieta diária de 2000 calorias?
Até aí tudo bem, mas o que diabos significam 2000 calorias? Você come isso por dia, ou come mais? Aquelas trinta cenouras que você devorou no almoço não podem somar 2000 calorias… ou podem?
Para resolver todas as nossas dúvidas, o Buzzfeed  fez um vídeo sobre o que são essas tão faladas 2000 calorias. Acompanhe abaixo.
Agora, se isso não ajuda a sua dieta nem um pouco, que tal 200 calorias em diversos tipo de alimentos? Como, por exemplo, 200 calorias em bacon

Apenas 34 gramas de bacon são equivalentes a 200 calorias.
Ou 200 calorias em mini-cenouras, as fofas cenourinhas…

...Enquanto isso, são necessárias 570 gramas de cenourinhas para conseguir 200 calorias
Para mais dados assustadores que te faram repensar a sua dieta, veja a galeria abaixo. Mas, você acha que é necessário medir todas as calorias? O quanto cada comida representa de energia no seu corpo vai fazer a diferença? Deixe seu comentário! (Fonte: Veja SP)

Pressão alta, diabetes e obesidade podem ser sinais de alerta para doença renal


Pessoas com pressão alta, diabetes e obesidade fazem parte dos chamados grupos de risco para problemas renais. Casos da doença na família, idade superior a 50 anos e uso de remédio sem orientação médica também ampliam as chances de o problema ser diagnosticado. O alerta foi feito pela Sociedade Brasileira de Nefrologia no Dia Mundial do Rim, lembrado hoje (14/03/2013).
Dados do órgão indicam que cerca de 10 milhões de brasileiros sofrem com algum tipo de disfunção renal. A taxa de prevalência é 50 casos para cada 100 mil habitantes. Em entrevista à Agência Brasil, o presidente da sociedade, Daniel Rinaldi, destacou que sem um diagnóstico preciso, a maioria dos pacientes morre sem sequer ter acesso à diálise (principal tratamento para a doença em estágio avançado).
— Nossa intenção é alertar esses grupos de risco para que possam perguntar ao médico como está a função dos seus rins. Temos dois exames extremamente simples e baratos para diagnosticar precocemente a doença renal — a creatinina no sangue e o exame de urina para detectar perda de sangue e albumina [um tipo de proteína].
Rinaldi lembrou que o diagnóstico precoce pode conter o avanço da doença renal crônica. Dessa forma, pacientes que sofrem de diabetes, por exemplo, não precisam se submeter à diálise, mas controlar a alimentação, enquanto pessoas com pressão alta devem reduzir a ingestão de sal e ingerir bastante líquido.
— Esses exames têm que fazer parte do check up. Todo mundo conhece seu colesterol e sua glicemia, mas quase ninguém sabe como está a sua creatinina.
A estimativa da sociedade é que mais de 35 milhões de brasileiros sejam hipertensos e que 8 milhões sejam diabéticos.
Os números mostram ainda que em torno de 100 mil brasileiros fazem diálise no País atualmente. A taxa de internação hospitalar para esse tipo de serviço é 4,6% ao mês. Mais de 70% dos pacientes que iniciam o tratamento descobrem a doença quando os rins já estão gravemente comprometidos. A taxa de mortalidade entre eles aumentou 38% na última década.[Fonte: R7]

Postagens Populares: