Certamente você tem ouvido durante toda a sua vida que os neurônios com os quais você nasce são os que o acompanham por toda a sua vida. Isso é o melhor dos casos: também ouvimos que cada farra poderia levar milhares (ou milhões) dessas células preciosas. Bem, nada disso é inteiramente verdade. Mais neurônios podem ser gerados posteriormente, em um processo conhecido como neurogênese adulta (embora ainda não esteja claro em que faixa etária), e é possível promover esse processo adquirindo uma série de hábitos simples em nosso dia a dia. Quer saber quais são?
De uma universidade de nome impronunciável (Jyväskylä, na Finlândia) asseguram que cumprir os já conhecidos 150 minutos de exercício semanal (30 minutos por dia, 5 dias por semana) é uma boa prática para promover a neurogénese.
A chave aqui está nos antioxidantes, pois atuam como freio na degradação das células: chá verde, uvas vermelhas e, de maneira mais geral, a boa dieta mediterrânea (baixa em calorias).
"A experiência sexual repetida pode estimular a neurogênese adulta desde que persista ao longo do tempo", diz uma pesquisa publicada pela Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos. Essa nuance é importante: a prática sexual deve ser constante ao longo do tempo para que o hipocampo produza efetivamente novos neurônios.
Por sua vez, da Universidade de Oregon, eles colocam a ênfase no inimigo: o estresse e a ansiedade da vida moderna podem acabar gradualmente com a plasticidade neuronal do nosso cérebro. Eles recomendam que você pratique meditação, mas realmente qualquer atividade que faça você esquecer seus problemas por 5 minutos por dia é bem-vinda.
Imagine que seu cérebro é um músculo e, como tal, atrofia se não for forçado a trabalhar. O Dr. Irimia, neurologista, explica assim: “A aprendizagem gera conexões entre as diferentes áreas do cérebro, e por isso é fundamental para que possa ser colocado antes de sua deterioração. Não se trata apenas de ler muito, mas também de manter uma interação social regular e estimular constantemente o cérebro." Fonte: MSN.
Acesse: 365 Dias de Oração
Nenhum comentário:
Postar um comentário