O principal objetivo desse blog é oferecer dicas, notícias e informações sobre temas relacionados a sua saúde e bem-estar.

Consuma menos sal, sua saúde agradece!

Aprenda a diminuir a quantidade de sódio em suas refeições:


Azeitonas e sopinhas de pacote são alimentos cheios de sódio (um componente do sal de cozinha que pode provocar problemas quando consumido em exagero). É possível perceber logo no gosto o excesso de sal, mas existem até adoçantes que também carregam a substância em sua composição.
Médicos e nutricionistas do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia sabem que muitos hipertensos não têm este conhecimento. Por isto, desenvolveram um trabalho educativo que auxilia o paciente a interpretar corretamente os rótulos dos alimentos e, conseqüentemente, identificar o que pode ser um perigo à pressão arterial.
Coordenadora da Seção de Nutrição Clínica do Dante Pazzanese, a nutricionista Cristiane Kovacs diz que a primeira atitude é procurar, no rótulo dos produtos, as quantidades de sal e sódio. O sódio pode estar disfarçado por nomes como glutamato monossódico, benzoato, cozeinato, citrato, nitrito, sosfato, propionato, sacarina, ciclamato, guanilato, alginato e sulfito. Quase todos carregam o termo sódico. A substância, segundo o cardiologista Fernando Nobre, da Sociedade Brasileira de Hipertensão, é chamado sódio intrínseco - e faz parte dos alimentos em variadas quantidades. "Não precisamos de mais sódio além do intrínseco", diz ele.
Como o hipertenso metaboliza a substância de forma mais lenta, é necessário que fique de olho nos alimentos ricos em sódio. O problema é identificar a substância quando ela está disfarçada em produtos doces, como biscoitos recheados, refrigerantes e sucos artificiais de pacotinho. O aposentado Luís Antonio Dias aprendeu uma boa tática. Ele - que tem de 50 anos, 1,78m de altura e 118 kg - diminuiu alguns pontos de sua pressão desde que trocou os adoçantes à base de sacarina e ciclamato de sódio pelos de Stevia (extraída de planta).


PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS: OS VILÕES


EVITE:
- embutidos (presunto, salsicha, etc)
- milho enlatado
- ervilha enlatada
- adoçante de sacarina e ciclamato
- molho de tomate enlatado
- margarina, com ou sem sal
- refrigerantes ou sucos de pacote
- sopa pronta
- sal, shoyu, sal light, caldos prontos


PREFIRA:
- carnes frescas
- milho cozido
- ervilha congelada ou fresca
- adoçante de aspartame ou Stevia
- molho de tomate caseiro
- azeite de oliva
- sucos naturais ou de polpa congelada
- sopa feita na hora
- limão, alho, salsa e outros temperos

(Por Lola Felix - Fonte: Yahoo Notícias)

Nenhum comentário:

Postagens Populares: