O principal objetivo desse blog é oferecer dicas, notícias e informações sobre temas relacionados a sua saúde e bem-estar.

7 coisas incríveis que acontecem com o seu corpo quando você abandona o refrigerante

A Coca-Cola identificou o culpado por trás do problema de peso nos Estados Unidos: as pessoas não se exercitam o suficiente.
(Foto: Fotoatelie / Shutterstock.com)

O maior produtor de refrigerantes do mundo está colocando rios de dinheiro em uma organização sem fins lucrativos chamada Global Energy Balance Network, um grupo de pesquisa com a missão de provar que as dietas têm pouco a ver com a crise de obesidade no país norte-americano.

O vice presidente do grupo, Steven N. Blair, PED, um pesquisador de exercícios,afirma que “não há nenhuma evidência convincente” de que ingerir comidas gordurosas e tomar bebidas ricas em açúcar cause ganho de peso. Em vez disso, o fato de 2 em cada 3 americanos estarem acima do peso ou serem obesos é apenas uma prova de que não estamos trabalhando duro o suficiente na academia, ele diz.

Se isso parece uma jogada desesperada para você, ela é: a quantidade de refrigerantes calóricos ingeridos pelo americano médio caiu 25% desde o final dos anos 90, de acordo com um relatório publicado mês passado no The New York Times. E embora a Coca-Cola não vá quebrar em um futuro próximo — ela é dona de tudo desde água Dasani até sucos Odwalla — reverter esta tendência de queda da marca principal é claramente uma prioridade. Mesmo que isso signifique apontar o dedo para os outros.

Mas não se engane. Abandonar o refrigerante pode ser a melhor coisa a fazer pelo seu peso e pela sua saúde. Os editores de Eat This, Not That! se aprofundaram nas pesquisas e descobriram estas 7 incríveis coisas que acontecem com as pessoas que largam o refrigerante. 

1) VOCÊ VAI SENTIR MENOS FOME
Apesar do que diz a Coca-Cola, seu produto principal, feito com xarope de milho de alta frutose, irá causar ganho de peso — uma lata tem o equivalente calórico de um pacote de jujubas, mas com 10 gramas a mais de açúcar! As versões diet também acumulam quilos — de uma forma mais passivo-agressiva. Elas fazem com que aumente a nossa vontade por doces. “Adoçantes artificiais afetam a nossa sensação de saciedade,” diz Isabel Smith, da Isabel Smith Nutrition. “Nossos corpos se desenvolveram ao longo do processo evolutivo para esperar um número maior de calorias quando ingerimos algo excessivamente doce, e os adoçantes artificiais são entre 400 e 8000 vezes mais doces que o açúcar.” Isso faz com que ocorram algumas coisas, diz Smith. “Os músculos no estômago relaxam para que você possa ingerir a comida, e hormônios são liberados. Com os adoçantes, seu corpo diz, ‘Espere um minuto, você me disse que ia me dar comidas com muitas calorias’. Isso pode fazer com que as pessoas busquem mais comida, por causa da falta de satisfação.”

2) VOCÊ VAI PARECER MAIS JOVEM
Os americanos gastam milhões de dólares em produtos anti-idade, multivitamínicos e personal trainers para se manter jovens. Se ao menos eles largassem as latinhas… Um estudo recente publicado no American Journal of Public Health descobriu que, conforme as células se dividem, os telômeros — amortecedores no final dos cromossomos que protegem os genes — se encurtam naturalmente, um processo relacionado ao envelhecimento e a doenças associadas à idade. Estas descobertas mostram que refrigerantes ricos em açúcar consumidos uma vez por dia — em uma porção de 350ml — estavam associados ao encurtamento dos telômeros, um precursor de condições crônicas como diabetes e doenças cardíacas. Na verdade, os refrigerantes ricos em açúcar aumentam o envelhecimento celular na mesma quantidade que o hábito de fumar!

3) VOCÊ VAI PERDER MAIS PESO
A Coca Zero não é uma heroína nutricional — ela está te impedindo de perder peso. “Embora as bebidas diet sejam livres de calorias, elas fazem com que a insulina seja liberada no organismo por causa dos adoçantes artificiais, que são doces como o açúcar, e isso atrapalha a perda de peso,” diz Miriam Jacobson. “A insulina é o hormônio principal do acúmulo de gordura, então ela faz com que o corpo se segure à gordura extra,” ela continua, acrescentando, “Tentar perder peso trocando a Coca normal pela Coca diet é fazer o mesmo mal ao corpo, ou até mais, por causa de todos os químicos presentes na versão sem calorias.” De fato, ao longo de uma década, pessoas que consomem duas ou mais porções de refrigerantes diet por dia experimentam aumentos no tamanho da cintura 4 vezes maiores do que aqueles que não os consomem.

Dica do Drink This, Not That!: Para queimar gordura naturalmente — e sem gastar muito — beba chá no lugar do refrigerante.

4) VOCÊ VAI FICAR DOENTE COM MENOS FREQUÊNCIA
A acidez do refrigerante é uma péssima notícia para o seu sistema digestivo, desgastando o esmalte dos dentes e piorando o refluxo gástrico. Mas as versões diet e light são especialmente traiçoeiras para o seu intestino — e todos os sistemas do organismo que ele afeta. “Pesquisadores descobriram que adoçantes artificiais podem afetar as bactérias saudáveis do intestino, que podem interferir em tudo, desde controlar os níveis de açúcar no sangue até a manutenção do peso e doenças — como o nosso sistema imunológico funciona e como o corpo responde a infecções,” diz Smith. Para cada 5% de calorias que você consome de adoçantes, seu risco de ter diabetes aumenta em 18%, e o colesterol ruim e o risco de doenças cardíacas aumentam após apenas duas semanas consumindo xaropes de milho, como o presente na Coca.

5) VOCÊ VAI REDUZIR GORDURAS ESCONDIDAS 
Sim, estamos falando de gorduras perigosas, difíceis de detectar a olho nu, ou seja, você pode não saber que está aumentando o risco de desenvolver alguns problemas de saúde porque não verá as mudanças no seu próprio corpo. Pesquisadores dinamarqueses conduziram um estudo sobre os efeitos dos refrigerantes normais pedindo que os participantes bebessem um refrigerante normal, leite contendo as mesmas calorias do refrigerante, refrigerante diet, ou água todos os dias por seis meses. A massa total de gordura se manteve a mesma em todos os grupos, mas os que ingeriram o refrigerante normal viram um aumento drástico nas perigosas gorduras escondidas, como no fígado ou entre os músculos. E nós queremos dizer drástico mesmo. Tomar refrigerante também pode levar a gorduras perigosas escondidas pelo corpo.

Dica do Drink This, Not That!: Reduza a ingestão de gorduras com uma batida de proteínas de fontes vegetais, como as encontradas no Zero Belly Diet.

6) VOCÊ VAI FAZER COM QUE SEUS OSSOS PAREM DE QUEBRAR
A coloração caramelada do refrigerante contém um tipo de fósforo criado artificialmente que pode ser ruim para a saúde dos ossos a longo prazo, diz Smith. O fósforo é um químico natural encontrado em alimentos como feijão e grãos, mas a variedade mutante encontrada no refrigerante é como um convidado para o jantar que se recusa a ir embora. “Basicamente, você está ingerindo algo que existe na natureza, mas transformado em uma forma hiper-absorvente,” diz Smith. “Seu corpo não tem escolha em relação a absorvê-lo ou excretá-lo, então isso pode fazer com que seus ossos percam cálcio. É particularmente ruim para alguém com doenças nos rins,” ela explica.

7) VOCÊ TERÁ MAIS ENERGIA
Ironicamente, a principal razão pela qual você está bebendo refrigerante pode ser o motivo pelo qual você está cansado e querendo mais. “Beber muita cafeína pode causar desidratação e estimular o sistema nervoso em excesso, tornando-o fatigado e exausto,” diz Smith. “Eu vejo que quando as pessoas reduzem a cafeína elas têm mais energia, porque a cafeína causa muitos altos e baixos. "Há muito mais energia para os nossos corpos em alimentos reais do que em comidas processadas,” ela diz, acrescentando, “Quando as pessoas reduzem a ingestão de alimentos industrializados, elas geralmente buscam mais alimentos frescos e fazem escolhas melhores. Ao abandonar o refrigerante, pode parecer que você está fazendo uma única mudança, mas isso pode alterar alguns aspectos da sua dieta para a melhor." [Fonte: Yahoo]

Nenhum comentário:

Postagens Populares: