O principal objetivo desse blog é oferecer dicas, notícias e informações sobre temas relacionados a sua saúde e bem-estar.

Descubra os riscos que tomar uma ou duas latas de refrigerante por dia traz para sua saúde

Se você ainda não ouviu o suficiente sobre o assunto, pesquisadores de Harvard divulgaram um novo relatório apontando os riscos de consumir refrigerante diariamente. 
(Foto: Getty Images)
De acordo com o artigo publicado no Journal of American College of Cardiology, consumir bebidas muito açucaradas, como aquelas adoçadas com xarope de milho ou sacarose, pode levar ao aumento do risco de obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. Na verdade, os especialistas envolvidos no estudo descobriram que apenas uma ou duas latinhas destes produtos por dia aumentam os riscos de: 
  • Ataques cardíacos ou doenças cardíacas fatais em 35 por cento
  • Desenvolver diabetes tipo 2 em 26 por cento 
  • Enfarto em 16 por cento 
“Isso é particularmente preocupante, já que muitas pesquisas mostram que consumir uma ou duas bebidas adoçadas com açúcar por dia, aumenta o ganho de peso e a obesidade”, disse o pesquisador Frank Hu, MD, PhD, professor de nutrição e epidemiologia na Harvard T.H. Chan School of Public Health, em uma declaração formal. “O consumo regular de bebidas adoçadas com açúcar pode levar ao ganho de peso porque as calorias líquidas não fazem a pessoa se sentir satisfeita, então ela não reduz a ingestão de alimentos nas refeições seguintes”. 
Embora o consumo global das bebidas açucaradas tenha diminuído, elas continuam sendo a maior fonte de ingestão de açúcar nos Estados Unidos. Estima-se que 50% dos americanos tomam esses tipos de bebidas, todos os dias. Para 25% destes consumidores, isso traz um aumento de 200 calorias diárias. Em 5% dos casos, esta ingestão chega a aumentar em 500 calorias diárias. 
Os pesquisadores explicam que, ao contrário da glicose (outra forma de açúcar), que é absorvida na corrente sanguínea e pode ser usada como combustível, a frutose, o tipo de açúcar usado para adoçar a maioria dos refrigerantes, é metabolizada no fígado e convertida em compostos gordurosos. O resultado disso é uma maior chance de esteatose hepática e resistência à insulina, um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e diabetes. 
“Estas conclusões não me surpreendem”, diz Keri Glassman, nutricionista e fundadora da Nutritious Life, ao Yahoo Health. “Já faz um tempo que sabemos que as calorias provenientes do açúcar, especialmente em sua forma líquida, são extremamente ruins para nós. Elas nos afetam a nível hormonal e aumentam significativamente o risco de doenças”. 
Glassman explica que a ausência de nutrientes nestes tipos de bebidas “faz com que você não se sinta nada saciado, levando-o a comer ainda mais”. Além disso, bebidas feitas com frutose, como aquelas que são adoçadas com xarope de milho, “são absorvidas rapidamente por nosso sistema e transformadas em gordura”. 
Para os amantes de refrigerantes, Glassman sugere a troca da Coca-Cola pela água com gás. “Adicione pedaços de fruta para adoçar a bebida”. Outra boa opção de bebida sugerida por ela, é o chá de ervas gelado sem açúcar. 
Os pesquisadores concluíram seu relatório com a seguinte declaração: “Por mais que apenas reduzir o consumo de bebidas adoçadas não resolva a epidemia de obesidade por si só, limitar a ingestão destes produtos é uma mudança simples, que terá um enorme impacto no controle de peso e prevenção de doenças cardio-metabólicas”. [Fonte: Yahoo]

Nenhum comentário:

Postagens Populares: