O principal objetivo desse blog é oferecer dicas, notícias e informações sobre temas relacionados a sua saúde e bem-estar.

Uso do álcool e saúde

ALCOOLISMO

Perigo do Álcool – Revista Época, 22/03/2004, p. 97.

“O consumo de bebidas alcoólicas no primeiro trimestre da gravidez pode gerar dificuldades de aprendizado e memória em adolescentes, revela um estudo da Universidade de Pittsburgh. O problema foi verificado até mesmo nos filhos das voluntárias que consumiram apenas uma dose de álcool por dia. Sem excessos, álcool na gravidez afeta o cérebro do bebê”.

Beber Socialmente Prejudica o Cérebro – BBC

“Pessoas que consomem grande volume de bebidas alcoólicas socialmente apresentam um padrão de lesões no cérebro semelhante às vistas entre alcoólicos crônicos, é o que garantem os pesquisadores. De acordo com o estudo, pessoas que tomam mais de cem doses de bebidas alcoólicas por mês sofrem perda de memória, redução da inteligência, equilíbrio ruim e agilidade mental prejudicada. O estudo feito por cientistas da Universidade Vanderbilt, no Estado do Tennessee, e da Universidade da Califórnia, na cidade de San Francisco, contou com 46 assíduos consumidores de bebidas alcoólicas e 52 pessoas que consumiam pequena quantidade desses produtos. Constatou-se que os grandes bebedores ocasionais tinham pequenas lesões cerebrais que afetavam sua habilidade de realizar tarefas cotidianas corriqueiras. Tais lesões são semelhantes às encontradas em alcoólicos graves que necessitam de tratamento em hospitais e centros de dependência”.

Nenhum comentário:

Postagens Populares: