O principal objetivo desse blog é oferecer dicas, notícias e informações sobre temas relacionados a sua saúde e bem-estar.

Todos contra a Dengue!!!

Ministro diz que surgimento de novo tipo de dengue é questão de tempo:

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou nesta segunda-feira que o surgimento de um novo tipo de dengue no Brasil é mera questão de tempo. "A dengue tipo 4 vai chegar, é só uma questão de quando vai chegar. Hoje, com o encurtamento das distâncias dados pelas viagens, avião, comércio internacional e turismo, é praticamente impossível evitar que uma pessoa com o vírus tipo 4 venha ao Brasil", afirmou.
O ministro realizou uma palestra para sindicalistas ligados à Força Sindical, em São Paulo, onde debateu políticas de saúde do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Na última terça-feira (16), Temporão afirmou que o Brasil vive uma epidemia de dengue. Nos primeiros nove meses deste ano, foram registrados 481.316 casos da doença no país, contra 321.368 casos no mesmo período do ano passado.
Nesta segunda, o ministro voltou a demonstrar preocupação com os números da doença. "A dengue é uma questão muito complexa e existem cerca de 100 milhões de casos da doença por ano no mundo. O Brasil é apenas um país dentro desse conjunto de doenças que acometem milhões de pessoas. Iremos ter mais de 500 mil casos [de dengue] neste ano", disse.
Ainda de acordo com o ministro, trata-se de uma doença complexa por fatores que envolvem desde a infra-estrutura ambiental, passando pelo recolhimento do lixo, situação de moradia, informação, educação e mobilização, além da ausência e uma vacina para combater o vírus.
Segundo Temporão, especialistas afirmaram a ele que o tipo 4 da dengue não traria problemas neste ano, mas sim em 2008. "Poderá ter um surto tipo 4. Estamos monitoramos 24 horas por dia", afirma.
O ministro disse que o problema da dengue é nacional. "Exige dos governantes medidas de atenção redobrada", afirmou.

Hemorrágica:
Segundo explicou Temporão, a maior preocupações das autoridades de saúde em relação à doença transmitida pelo Aedes aegypti --vetor da doença-- é quanto ao surgimento de casos de dengue hemorrágica, que pode levar à morte.
De acordo com a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), a probabilidade de surgimento de dengue hemorrágica é menor em pessoas infectadas pela primeira vez. Pessoas que contraem dengue mais de uma vez apresentam maior chance de complicações do quadro clínico, incluindo manifestações hemorrágicas.
É devido a isso que o surgimento de um novo tipo de dengue preocupa. Ainda segundo a Sucen, apenas a Amazônia registrou casos de dengue tipo 4.

Cuidados:
Após a picada do mosquito, os sintomas da dengue se manifestam a partir do terceiro dia, segundo o Ministério da Saúde. Os sintomas são febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores nos ossos e articulações, náuseas, vômitos, perda do paladar e apetite, cansaço, entre outros.
Ao sentir os primeiros sintomas, é necessário procurar imediatamente auxílio médico. O tratamento da dengue é de suporte, para alívio dos sintomas. O paciente deve permanecer em repouso, beber bastante líquido e usar apenas medicamentos prescritos pelo médico.
Entre as medidas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti --transmissor da dengue-- estão: evitar água acumulada em calhas, vasos e pneus sem uso. Garrafas vazias precisam ficar de boca para baixo, também para evitar o acúmulo de água.
Os ralos da casa devem ser tampados com tapetes ou outros objetos. Outro cuidado é limpar as caixas d'água com freqüência e mantê-las tampadas.

Especial:

Nenhum comentário:

Postagens Populares: